fbpx

Vale a pena abrir a minha Sociedade Unipessoal de Advocacia?

Vale a pena abrir a minha Sociedade Unipessoal de Advocacia?

Compartilhe esse post:

Uma dúvida super comum que recebemos aqui na Pjotinha é se vale a pena abrir a minha Sociedade Unipessoal de Advocacia. Vamos analisar aqui junto com você.

A profissão de advocacia possui um modelo de trabalho adicional que as outras profissões não desenvolveram que é a figura do advogado associado.  Para exercer sua profissão, você tem pelo menos três formas para ser remunerado.  O primeiro é receber seus honorários diretamente na sua pessoa física.  Esse modelo é bem simples de ser executado, porém está longe de ser eficiente do ponto de vista tributário uma vez que você vai ser tributado pela tabela progressiva do imposto de renda de pessoa física.  

Para você que não sabe, o recolhimento pela tabela progressiva está sujeito a uma alíquota que pode variar entre 7,5% e 27,5% o imposto é gerado através do carnê-leão.

A segunda forma mais comum é ser advogado associado de algum escritório de advocacia.  Do ponto de vista tributário, o advogado associado acaba recebendo seus honorários como distribuição de lucros que são isentos de imposto de renda, o que torna esse modelo bem eficiente.  Porém, a decisão de se tornar advogado associado vai muito além de otimização tributária.  Essa acaba sendo uma escolha pessoal do profissional.

A terceira forma, que é a que nós conseguimos ajudar você, é quando você advogado decide empreender e criar a sua Sociedade Unipessoal de Advocacia.  Por incrível que pareça, abrir uma SUA pode gerar algum medo ao advogado, mas não se preocupe que nós estamos aqui para ajudar.

A Sociedade Unipessoal de Advocacia é equivalente à OAB de uma Sociedade Empresária Unipessoal na Junta Comercial.  Ela vai ser uma empresa no qual o advogado é o único sócio.  O processo de abertura da sociedade é realizado diretamente na OAB, e ocorre de forma análoga a abertura de uma Sociedade Simples de Advocacia.

Como funciona a tributação de uma Sociedade Unipessoal de Advocacia?

A tributação da Sociedade Unipessoal de Advocacia segue basicamente 2 caminhos.  O Simples Nacional pelo Anexo IV ou o Lucro Presumido.  A tomada de decisão sobre qual tributação escolher é bem simples.  Ele depende do volume esperado do faturamento.  Para isso, nós criamos uma calculadora que você pode simular e ela te diz qual o regime tributário mais adequado pra você.  Clique aqui e confira!

Gostou?  Curtiu?  Compartilha com seus amigos e confira mais artigos aqui no nosso blog.

Descubra agora e sem custos quanto você vai pagar de impostos sendo um Advogado PJ!

Clique no botão abaixo para conhecer todos os benefícios do Pjotinha e calcule o quanto você vai pagar imposto tendo um CNPJ de advogado — e o melhor de tudo, sem nenhum custo!

O Pjotinha é contabilidade na palma da sua mão e feita para você!

Inscreva-se em nossa newsletter

Veja mais conteúdos

Falta pouco para se tornar um Pjotinha!

Contabilidade para:

Contabilidade para:

Falta pouco para você ser um Pjotinha!