fbpx

Profissional de TI PJ: compense direitos trabalhistas

Profissional de TI PJ: compense direitos trabalhistas

Compartilhe esse post:

Se você é um (a) profissional de TI PJ, prestando serviços para alguma empresa, e está preocupado em saber como deixar o seu contrato PJ semelhante a um contrato CLT, esse blogpost foi feito para você!

“Ah, como isso funciona?” No regime CLT, ao ser contratado (a), além de você receber mensalmente seu salário líquido, a empresa irá recolher a sua parte do INSS e depositar o FGTS. Além desses gastos diretos mensais, cabe ao seu contratante começar a provisionar uma parte do seu 13º salário e das suas férias proporcionais remuneradas.

Como você faz para compensar isso sendo PJ? A primeira coisa que você tem que perceber é que você não é uma máquina. Então mantenha essas dicas na cabeça:

  • Não ignore suas férias
  • Não ignore o 13º salário
  • Sua mente precisa de descanso.

Você precisa se planejar Profissional de TI Pessoa Jurídica

Uma forma de manter esses pontos bem alinhados é deixar em mente que se você tem o hábito de prestar serviços pontuais para várias empresas, você precisa fazer uma poupança forçada para estar coberto durante o período em que você não trabalhar.

Outro fator que entra na conta é o mês de dezembro. Com a liberação do 13º aos que têm direito, nesse mês, devido às festividades a tendência é que existam mais gastos. Nesta época também é muito comum que os preços dos produtos e serviços também aumentem. E você precisa estar preparado(a).

“E como posso me precaver para esses períodos?” A melhor forma para proteger isso é entender que nem tudo que você recebe vai ser sua renda. Uma regra simples e funcional do que você pode fazer é realizar uma poupança forçada do que você recebe. Uma sugestão é ter uma poupança de 15%. No fim das contas, esse valor irá criar uma poupança forçada de 13º e férias no seu bolso.

Mais sobre Profissional de TI Pessoa Jurídica

Qual o melhor regime tributário para TI PJ?
TI PJ: como emitir minha nota fiscal?
Otimize sua carga tributária como TI PJ com o Pjotinha

Tenha um contrato de prestação de serviços adequado

Se você é iniciante, ou até mesmo nunca atentou a isso, nunca esqueça de ter um contrato de prestação de serviços bem elaborado. Ele é fundamental para lhe proteger, assim como definir claramente as obrigações e expectativas com os clientes.

Se for possível, certifique-se de que o contrato inclua alguma cláusula sobre remuneração em períodos de descanso, para prever férias, ou bônus adicional de remuneração para cobrir o 13º. Lembrando que nem sempre o contrato tem um período de prestação de serviços tão prolongado, então é para isso que servem as dicas acima de como se planejar.

Mas nem por isso você deve deixar de não ter um contrato, isso é imprescindível.

Use o Pjotinha como seu aliado

O time do Pjotinha está mais que preparado para dar uma assistência valiosa na sua gestão financeira. Nós podemos te ajudar a planejar suas finanças de forma eficaz, garantindo que você cumpra todas as suas obrigações trabalhistas e tributárias.

Eles oferecem ferramentas e orientação para manter seu negócio em conformidade com a legislação e garantir que você não deixe de cumprir seus direitos.

Em resumo, mesmo como profissional de TI PJ, é possível você compensar seus direitos trabalhistas sendo um PJ! Isso requer o parceiro certo e planejamento.

Ao entender seus direitos e cumprir suas obrigações, você pode desfrutar dos benefícios da autonomia profissional enquanto mantém uma base sólida para o seu sucesso a longo prazo.

Descubra agora e sem custos quanto você vai pagar de impostos sendo um Profissional de TI PJ!

Clique no botão abaixo para conhecer todos os benefícios do Pjotinha e calcule o quanto você vai pagar imposto tendo um CNPJ de profissional de TI — e o melhor de tudo, sem nenhum custo!

O Pjotinha é contabilidade na palma da sua mão e feita para você!

Inscreva-se em nossa newsletter

Veja mais conteúdos

Falta pouco para se tornar um Pjotinha!

Contabilidade para:

Contabilidade para:

Falta pouco para você ser um Pjotinha!