Já vamos começar esse blogpost adiantando para você: o processo de pejotização do advogado é simples e rápido. Mas você precisa entender algumas coisas.
Primeiramente, apesar de não seguir o regime mais comum, ainda assim todo o processo de abertura de sociedade é efetuado diretamente na OAB. Outra coisa importante que você precisa saber é que existem três tipos de sociedades para advogados: a Unipessoal, a Patrimonial e a Híbrida.
Se você quer abrir seu próprio escritório sozinho, a escolha correta é a Sociedade Unipessoal de Advocacia, a famosa SUA. Para a OAB ela é equivalente a uma Sociedade Empresária Unipessoal na Junta Comercial.
Mas fica tranquilo, você não precisa se preocupar com isso, nossa equipe aqui da Pjotinha faz esse processo de abertura grátis. É tudo eletrônico, sem você precisar sair de casa.
Após sua sociedade ser formalizada, nossa equipe vai tirar o CNPJ e a Inscrição Municipal da sua empresa.
Lembrando que o advogado só pode participar de uma sociedade por vez. Ou seja, escolha bem a que mais se adequa a sua realidade.
Qual a vantagem de pejotizar meus honorários?
Simples e direto: você paga menos impostos! Nós vamos te explicar.
Se você recebe na sua pessoa física, você vai precisar declarar seus honorários no livro caixa. E esse segue a famosa tabela progressiva da receita federal , ou seja, todos os seus rendimentos podem chegar a serem tributados na alíquota entre 7,5% e 27,5%.
Já ao optar pela pejotização e escolher a Sociedade Unipessoal de Advocacia, você tem dois caminhos a seguir: o do Simples Nacional ou o do Lucro Presumido. E escolher qual tributação seguir é bem simples: você precisa se basear no volume que espera do seu faturamento. Parece complicado? A gente descomplica!
Nós criamos uma calculadora que vai simplificar esse processo, simulando para você, através dos seus valores, qual o regime mais tributário para a sua sociedade, basta clicar aqui e conferir!
Gostou do conteúdo? Acompanhe o nosso blog para mais conteúdos que vão te ajudar a alavancar sua empresa!