A profissão de médico é uma das que traz mais independência para seus praticantes. Médicos são profissionais liberais, com a profissão regulamentada e fiscalizada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) através dos seus Conselhos Regionais.
Estes estão habilitados a exercer sua prática, independentemente se optam por uma especialização ou não. Levando este ponto em consideração, os médicos podem atuar de três formas: como CLT, como profissional autônomo ou como pessoa jurídica. Ou seja, médico pode sim ser PJ!
O que temos visto ultimamente é que cada vez mais hospitais e clínicas estão optando por contratar seus médicos plantonistas, seus médicos especialistas, através do regime PJ. A adoção desse modelo tem ocorrido tanto por motivos tributários por parte do contratante como pela maior flexibilidade que este regime oferece aos médicos contratados.
O que eu preciso saber ao virar médico PJ?
A primeira coisa a entender quando você vira um médico PJ é que o dinheiro que você recebe na sua pessoa jurídica não é líquido de impostos. Como assim? Isso significa que mensalmente seu contador (nós, por exemplo ) irá apurar os impostos da sua PJ e enviar as guias de recolhimento de impostos para você.
Isso é bem diferente de ser médico celetista, porém não se preocupe! Aqui na Pjotinha a gente faz de tudo para você perder o medo de abrir sua PJ!
E como vai funcionar a minha declaração de imposto de renda de pessoa física no final do ano?
Ao aderir o modelo de prestação de serviços como CNPJ, o seu dinheiro recebido deixa de passar por sua conta pessoal, e vai direto para sua conta jurídica, o que facilita na hora de organizar as finanças e, também, quando chega o momento de prestar contas para a Receita Federal.
Na maioria dos casos, os médicos PJ se enquadram em dois tipos de regimes: Simples Nacional ou Lucro presumido. Não sabe qual o melhor regime tributário? não se preocupe! Fale conosco que a gente faz essa análise gratuitamente para você. É só clicar aqui.
Após a definição do regime tributário, a gente precisa entender se o dinheiro que for transferido da sua Pjotinha a você vai ser como pró-labore ou distribuição de lucros. Nunca escutou disso antes? Clique e entenda as diferenças. É simples e fácil.
Eu realmente preciso de uma empresa de contabilidade para médicos?
A partir do momento em que você decide, ou necessita, abrir um CNPJ Médico, você vai precisar de um contador especialista e dedicado para cuidar da sua abertura de empresa, assim como cuidar para que você não caia em nenhuma cilada tributária.
Nisso a gente pode e sabe te ajudar!
Com o App Pjotinha você pode controlar a sua vida PJ na tela do seu celular, baixando o nosso aplicativo tanto no seu Android como no seu iPhone. Cadastre seus clientes, registre suas vendas e emita suas notas fiscais direto da palma da sua mão. Conheça o Pjotinha para CNPJ Médicos! Clique aqui e saiba mais.