fbpx

Impostos para médicos. Entenda qual a diferença.

Impostos para médicos. Entenda qual a diferença.

Compartilhe esse post:

Que um médico pode trabalhar como pessoa jurídica (PJ) ou como pessoa física (PF), através da contratação CLT, você já viu aqui no nosso blog no artigo Médico Pode ser PJ?(Se você ainda não leu, confira!) Agora chegou a hora de você entender um pouco mais sobre a diferença entre os impostos que um médico deve pagar. 

Depois que você se registra no Conselho Regional de Medicina (CRM), você tem a liberdade de escolher se irá prestar seus serviços como um empregado com vínculo pela CLT, como médico autônomo, com um prestador de serviço autônomo ou até ter sua própria clínica, sua empresa registrada como pessoa jurídica.  Vamos explicar aqui as diferenças de tributação na pessoa física e na pessoa jurídica.

Pessoa física

Ao escolher prestar seu serviço direto como pessoa física, os seus rendimentos vão ser tributados pela tabela progressiva do imposto de renda, que é aquela tabela que chega a recolher até 27,5% de imposto de renda!   Existem 2 formas de você recolher impostos por este modelo de prestação de serviços.  

A primeira é quando você possui algum tipo de vínculo empregatício com algum empregador.  Neste caso, você vai receber mensalmente seu salário e este já vai vir deduzido dos tributos incidentes (imposto de renda e previdência social) diretamente na fonte.  

A segunda forma é quando você presta serviços direto para os pacientes finais através da sua pessoa física.  Nesse caso, você vai precisar emitir recibos manualmente aos seus pacientes, e declarar seus rendimentos no livro-caixa.  Ao utilizar o livro-caixa, caberá a você calcular seus ganhos e recolher o imposto mensalmente pelo carnê-leão.  Lembrando que o carnê-leão vence no último dia útil de cada mês!  (Quer ser lembrado de pagar esse imposto?  Clique aqui e assine o calendário do empreendedor!).

Pessoa jurídica

Caso o médico opte pela pessoa jurídica, primeiro ele deverá abrir uma empresa cuja atividade seja prestar serviços médicos.  Após ter uma empresa aberta, você irá emitir suas notas fiscais relativas a prestação de serviços que você faz aos seus pacientes ou para suas empresas contratantes como grupos hospitalares e laboratórios.

Ao ter uma empresa aberta, caberá a você avaliar qual o regime tributário que melhor se aplica para sua operação.  Os regimes tributários mais utilizados são o Simples Nacional e o Lucro Presumido.  Como que você faz para definir qual o melhor regime tributário para sua empresa?  Neste caso, não tem como fugir, você precisa fazer conta!  Ao abrir sua empresa, você vai começar a recolher alguns impostos adicionais que você não recolheria como pessoa física.  Estes são:

  • ISS
  • PIS
  • COFINS
  • IRPJ
  • CSLL
  • INSS Patronal (Patronal)

Mas não se preocupe!  Apesar de parecer muito, a carga tributária começa a partir de 9% em média.  Porém a gente aqui do Pjotinha não vai deixar você na mão!  Nós criamos uma calculadora muito simples para você simular o quanto vai pagar de imposto e qual seria o melhor regime tributário! Basta digitar o seu faturamento esperado.  Clique aqui e confira! 

Você resolveu adotar o método PJ de trabalho ou está com dúvidas sobre qual o melhor modelo ou regime tributário para adotar? Nós te ajudamos! Temos uma equipe especializada para te ajudar a investir melhor no seu tempo sem se preocupar com toda a burocracia da contabilidade.
Ah! Não esqueça que todo nosso atendimento contábil é realizado pelo nosso aplicativo, o Pjotinha!  Ele está disponível tanto na Play Store do Android como no App Store da Apple.  Com ele você pode emitir notas fiscais, realizar vendas e ter o controle do seu CNPJ sem precisar entender de contabilidade.  Deixa que nossa equipe cuida dessa parte!

Descubra agora e sem custos quanto você vai pagar de impostos sendo um Médico PJ!

Clique no botão abaixo para conhecer todos os benefícios do Pjotinha e calcule o quanto você vai pagar imposto tendo um CNPJ de médico — e o melhor de tudo, sem nenhum custo!

O Pjotinha é contabilidade na palma da sua mão e feita para você!

Inscreva-se em nossa newsletter

Veja mais conteúdos

Falta pouco para se tornar um Pjotinha!

Contabilidade para:

Contabilidade para:

Falta pouco para você ser um Pjotinha!