No universo dos profissionais de comunicação autônomos, surge frequentemente a dúvida sobre se um atestado médico confere o direito a abono. Nesse blogpost, vamos esclarecer essa dúvida para você, profissional de comunicação PJ!
Primeiramente: que diz a legislação da CLT?
Na regra da CLT, se o colaborador faltar no trabalho por motivos de saúde e puder comprovar essa falta com um atestado médico, a empresa não poderá descontar do seu salário o valor referente a esses dias. Essa regra se aplica aos primeiros 15 dias de atestado; após esse período, o profissional tem direito ao benefício de auxílio-doença da Previdência Social.
Na situação em que o colaborador pode faltar ao trabalho por estar acompanhando alguém no médico, fica a cargo da empresa e suas políticas internas aceitar o atestado de acompanhamento.
Mais sobre profissional de comunicação PJ
Por que Profissional de Comunicação PJ não deve fazer vendas sem emitir nota
Como proteger seus ganhos como Profissional de Comunicação freelancer
Profissional de Comunicação: Economize dinheiro na gestão da sua PJ
Agora: o que o profissional de comunicação PJ pode fazer?
Quando falamos sobre o universo do trabalho sob o regime de Pessoa Jurídica (PJ), é preciso compreender o que diferencia o PJ do CLT. A contratação PJ não se traduz como uma relação de trabalho no sentido convencional, mas sim como um contrato entre um prestador de serviços e um contratante.
Pensando nisso, é necessário entender que, sob a legislação, o cliente, enquanto tomador de serviços, não estaria legalmente obrigado a remunerar o prestador por períodos não laborados, mesmo diante da apresentação de atestado médico.
Entretanto, profissional de comunicação PJ, é válido ressaltar que, na prática, alguns contratantes podem adotar posturas mais flexíveis. Esses optam por não descontar essas ausências por uma questão de bom senso e considerações mais colaborativas. A aplicação concreta e correta dessas práticas deve estar sujeita a termos estabelecidos no contrato de prestação de serviços entre as partes, permitindo a negociação de condições específicas, como abonos em situações de falta justificada.
Dessa forma, você estará sempre seguro e a situação estará controlada. Quando você compreende seus direitos e deveres como profissional de comunicação PJ, você contribui para uma relação de prestação de serviços mais justa e transparente.
Se esse blogpost foi útil para você, compartilhe-o com outros profissionais de comunicação PJ que também possam precisar dessa informação e siga nosso Instagram para mais conteúdos!