Se você é corretor de imóveis e está pensando em ter uma carreira ou abrir sua própria imobiliária, é normal ter a dúvida se você precisa de CNPJ. A resposta é: depende. Leia esse blogpost e entende sobre a Pessoa Jurídica para corretores!
Caso você decida trabalhar como corretor de imóveis autônomo, é possível emitir notas fiscais utilizando o seu CPF. Dessa maneira, você declara seus ganhos como pessoa física no imposto de renda, sem a necessidade de possuir um CNPJ.
No entanto, se a sua intenção é fundar sua própria imobiliária, você precisa ter um CNPJ para que a empresa cumpra com suas obrigações fiscais e tributárias. Entre elas estão: emitir notas fiscais, contratar funcionários, entre outras responsabilidades.
Neste blogpost você vai entender tudo que precisa saber sobre a obrigatoriedade de CNPJ para corretores de imóveis. Vamos falar também sobre as vantagens de ter um CNPJ no setor imobiliário.
O que é um CNPJ?
Antes de entrarmos no assunto específico sobre corretores e CNPJ, é importante entender o que é o CNPJ. O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um registro obrigatório para todas as empresas no Brasil, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes.
É por meio do CNPJ que a empresa realiza suas obrigações fiscais e tributárias, como o pagamento de impostos e a emissão de notas fiscais.
Benefícios de ter CNPJ como corretor de imóveis
- Possibilidade de escolher o regime tributário: Ao ter um CNPJ, você pode escolher o regime tributário mais vantajoso para sua atividade. É possível optar pelo Simples Nacional, Lucro Presumido ou até mesmo Lucro Real. Com isso, é possível reduzir a carga tributária e economizar na hora de pagar impostos. Não sabe qual escolher? Confira aqui qual seria o melhor regime tributário na nossa calculadora de impostos!
- Maior profissionalização: Ao ter um CNPJ, o corretor passa a ser visto como uma empresa e não apenas como um profissional liberal. Isso contribui para a sua imagem profissional, mostra que está comprometido com a profissão e que se preocupa em oferecer um serviço de qualidade.
- Acesso a linhas de crédito: Com o CNPJ o corretor tem acesso a linhas de crédito empresarial e utilizá-las para investir em equipamentos, expansão da empresa, etc. Essa opção pode ser vantajosa para quem busca expandir os negócios e investir em melhorias.
- Facilidade para realizar parcerias: Ao ter um CNPJ, o corretor pode firmar parcerias com outras empresas e profissionais do ramo imobiliário. Isso o que pode ampliar a sua rede de contatos e possibilitar novas oportunidades de negócios.
Responsabilidades do consultor com CNPJ
É importante ressaltar que ter um CNPJ como consultor também implica em algumas obrigações e responsabilidades. Além dos impostos a serem pagos, você deve manter a contabilidade em dia e cumprir com as obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias. Caso contrário, a empresa pode sofrer sanções e penalidades.
Em relação a isso você não precisa se preocupar, nosso time Pjotinha está a postos e preparado descomplicar sua vida PJ!