Se você é Corretor de Seguros PJ, já deve ter se deparado com a necessidade de emitir notas fiscais eletrônicas para formalizar os seus serviços. No entanto, entender os diferentes tipos de notas fiscais disponíveis e saber qual delas utilizar pode ser um desafio.
Neste post, vamos simplificar essa tarefa para você, explicando os principais tipos de notas fiscais eletrônicas e quando cada uma deve ser utilizada.
O que são notas fiscais?
As Notas Fiscais são os documentos que servem para registrar operações de venda de produtos ou prestação de serviços. Hoje em dia, elas são todas eletrônicas e substituem as antigas notas fiscais em papel, trazendo mais agilidade e segurança para as transações comerciais.
Quais são os tipos de notas fiscais?
Existem 4 tipos de notas fiscais que as empresas podem emitir. Essas são:
- NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica):
Quando utilizar: Este é o tipo de nota fiscal que os Corretores de Seguros PJ precisam emitir. A NFS-e é específica para a prestação de serviços, como intermediação de seguros, consultorias e assessorias no ramo de seguros. Você emite a nota sempre que realiza uma prestação de serviço e formaliza o pagamento recebido.
- NF-e (Nota Fiscal Eletrônica de Produtos):
Quando utilizar: Ela é utilizada quando há venda de produtos, como materiais relacionados à sua atividade, como materiais de marketing físico ou folhetos. No entanto, se o seu foco é apenas na prestação de serviços, você provavelmente não precisará emitir esse tipo de nota.
- NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica):
Quando utilizar: A NFC-e é destinada ao comércio varejista, ela registra vendas de produtos ao consumidor final. Corretores de Seguros PJ raramente utilizam esse tipo de nota.
- CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico):
Quando utilizar: Utilizado para registrar o transporte de mercadorias. Corretores de Seguros PJ geralmente não têm a necessidade de emitir CT-e.
Mais sobre Corretor de Seguros PJ e notas fiscais
Corretor de seguros PJ: Como evitar ser excluído do Simples Nacional
Corretor de Seguros PJ pode trabalhar para várias empresas?
Como se prevenir ao negociar contratos como Corretor de Seguros PJ
Como escolher a Nota Fiscal correta?
A escolha do tipo de nota fiscal depende da natureza da sua atividade como Corretor de Seguros PJ. Se o seu trabalho envolve unicamente a prestação de serviços de consultoria e intermediação, a NFS-e é a sua melhor opção. Caso haja venda de materiais associados ao seu serviço, como materiais de marketing, você talvez precise da NF-e, mas isso é raro.
Nosso sistema de inteligência fiscal classifica suas notas no melhor enquadramento, ajudando você a pagar o menor imposto possível e a otimizar sua carga tributária. Além disso, nosso app coloca o controle do seu PJ na palma da sua mão. Nele você registra clientes e emite notas diretamente pelo celular.
E se precisar exportar serviços, a integração com o Remessa Online facilita a emissão de invoices e o recebimento de pagamentos de forma prática e eficiente. Com o Pjotinha, você ganha clareza e controle total sobre suas obrigações fiscais.
Fique por dentro de todas as dicas e novidades que o Pjotinha tem para você. Siga-nos no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos para Corretores de Seguros PJ.
Concluindo…
Emitir a nota fiscal eletrônica correta é fundamental para manter suas obrigações fiscais em dia e evitar problemas com o Fisco. Entender os diferentes tipos de notas fiscais e suas aplicações vai te ajudar a fazer a escolha certa e garantir que tudo esteja em conformidade com a legislação. Conte com o Pjotinha nesse processo!